fbpx

Periodontia

É a especialidade da odontologia que estuda e trata os tecidos de suporte dos dentes (gengiva e osso). Para as pessoas que já se depararam com sangramento na gengiva ao escovar os dentes ou mesmo espontaneamente, podem pensar que o sangramento foi por algum “machucado na gengiva”, no entanto geralmente é sinal de Doença Periodontal.

Sabemos que o sangramento gengival é o primeiro sinal de inflamação gengival sendo que nos indica que esta pessoa está necessitando da avaliação e possível tratamento de um cirurgião dentista especialista nesta àrea para que ele avalie antes que possa gerar alguma sequela irreversível.

Geralmente, as doenças periodontais são causadas por acúmulo de placa bacteriana e tártaro. Dois exemplos clássicos são a Gengivite (inflamação da gengiva) e a periodontite (presença de bolsas periodontais, onde o osso já está comprometido) – o que pode levar a perda de suporte dos dentes, até a mobilidade avançada e indicação para extração dentária.

Se não tratada, a gengivite pode progredir para uma forma mais severa de doença periodontal: a periodontite, situação na qual a doença passa para o osso e provoca danos no suporte dos dentes podendo causar mobilidade dentária. Uma vez presente, o dano não pode ser revertido, apenas controlado e estabilizado. Acompanhamento profissional a cada três meses e maiores cuidados de higienização oral podem evitar a piora do quadro.

Vale lembrar que a principal prevenção das doenças periodontais é a escovação e o fio dental diários, ou seja, controle de higienização constante pelo paciente.

Compartilhe: